quarta-feira, 10 de março de 2010

PSICÓLOGOS? PARA QUÊ?

Quantos de nós já pensaram recorrer a um psicólogo?? E dos que pensaram, quantos o fizeram realmente? Quantos de nós pensam ainda que só recorrem aos psicólogos os doentes mentais?
Quantos de nós deixam de investir na descoberta interior pela ameaça que ela pode constituir à rigidez das nossas estruturas, à anestesia que a rotina e os hábitos mecânicos do dia a dia provocam nas nossas mentes, deixando-as vazias de sentido e de significado??
São muitas as questões que poderíamos colocar ainda, mas posso garantir-lhes que todas elas já não fazem mais sentido hoje. Isso porque, a figura do psicólogo, cada vez mais se impõe, como um "instrumento" ao serviço de todos os que sentem, a necessidade de questionar, seriamente, os seus padrões comportamentais, as suas emoções, as suas fragilidades e competências, a sua vida em geral.
Entretanto, a figura de um picólogo não pode, nem deve, ser encarada à de um mago... ele não possui artes mágicas, varinhas de condão, não resolve as problemáticas num simples estalar de dedos. Contudo, hoje em dia, queremos obter fórmulas milagrosas, rápidas e eficientes.
Quem procura um psicólogo na esperança de um milagre, deve refletir duas vezes... não é possível reparar uma auto-estima, anos e anos sedenta de alimentos, numa simples consulta. Há um plano, um processo a desenvolver, um caminho que nos pode levar à descoberta da fonte que, pelas vicissitudes da vida secou e comprometeu o nosso desenvolvimento enquanto pessoas. Cabe ao psicólogo proceder à avaliação do "terreno por cultvar" e ajudar a regá-lo, para que floresça vivaz.
neste encontro, estão duas pessoas, frente a frente, cada um esperando da outra pistas, sinais, indícios de uma possibilidade... possibilidade necessária e imprescindível numa relação terapêutica - o estabelecimento da empatia - a compreensão do ofrimento do outro, sem juizos de valor, sem imputação de culpas e a devida aceitação e respeito pelo seu percurso existencial.
É pois, a singela aceitação da sua condição humana e da dor que lhe está subjacente que deve prevalescer nesta parceria... parceria porque o caminho da auto descoberta constrói-se numa relação dual, no trabalho que cada um, com o seu saber aporta à relação.
Assim, pouco a pouco, encontro após encontro, construindo e resconstruindo o filme da existência, vamos encontrando novos sentidos e novos significados, nem sempre num movimento progridente, porque a consciencialização de falsas crenças, os fantasmas que se erguem face ao novo EU a emergir não se interiorizam sem receios, sem dúvidas, sem a hesitação própria de quem, pela primeira vez, aventura-se nos primeiros passos.
Há medidas que ousamos despir a velha roupagem e comprovamos os benefícios da nova, crescemos em entendimentos e humanidade, ampliamos a nossa visão dos outros e do mundo, aceitamos a inevitabilidade do que não podemos mudar e descobrimos o poder da partilha e da dádiva.
Não nos esgotemos na experimentação da terapia A, B, C, X, Y, esperando sempre que a próxima será a que mais nos convém, a que melhor responderá às nossas angústias e anseios. Perguntam-me, então - Como saberemos o que a nós se adapta sem experimentarmos?
Não faz mal experimentar, mas é preciso CRER no que se experimenta. As várias formas de auto descoberta, baseadas em técnicas socialmente aceitas e comprovadamente terapêuticas não são para serem usadas e deitadas fora como se de um ato consumista se tratasse. É preciso tão somente perceber os seus mecanismos, os métodos porque se regem e não descartá-los de imediato só porque o(a) terapeuta utiliza um perfume de gosto duvidoso e não tem a cor dos olhos da nossa preferência...
Na aventura do auto conhecimento o que importa mesmo é a PALAVRA.
(AUTOR DESCONHECIDO)

6 comentários:

  1. Nara, vc é simplesmente D+! Amei a ideia do blog e seu post foi simplesmente genial! espero ver muitas coisas ótimas assim aki!

    ResponderExcluir
  2. Meu amor, parabéns por essa iniciativa!!!

    Bjo de quem te Ama Muito!!!

    ResponderExcluir
  3. Nara, que ótima idéia!!! Desejamos muito sucesso p/ você!

    Aline, Daniel e Davi.

    ResponderExcluir
  4. Nara, maravilhoso seu blog. Mil beijos . Boa sorte. Nós te admiramos.
    Edmée, Charles e Cauã.

    ResponderExcluir
  5. Olá Nara! Bem-vinda ao mundo dos blogs! :) Pode sim postar meu texto, conhecimento é pra se compartilhar...

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Ficou muito bom!!
    Como sempre criativa!
    Sucesso!
    bjo
    Dôy

    ResponderExcluir