segunda-feira, 11 de julho de 2011

BULLYING, TÔ FORA!!!!!!!!


A palavra “bullying” ainda é pouco conhecida do grande público. De origem inglesa e sem tradução literal ainda no Brasil, é utilizada para qualificar comportamentos violentos no âmbito escolar, tanto de meninos quanto de meninas.

Dentre estes comportamentos podemos destacar as agressões, os assédios e as ações desrespeitosas, todos realizados de maneira recorrente e intencional por parte dos agressores.

É fundamental explicitar que as atitudes tomadas por um ou mais agressores contra um ou alguns estudantes, geralmente, não apresentam motivações específicas ou justificáveis. Isso significa dizer que, de forma “quase natural”, os mais fortes utilizam os mais frágeis como meros objetos de diversão, prazer e poder, com o intuito de maltratar, intimidar, humilhar e amedrontar suas vítimas. E isso, invariavelmente, sempre produz, alimenta e até perpetua muita dor e sofrimento nos vitimados.

A expressão “bullying” corresponde a um conjunto de atitudes de violência física e/ou psíquica, de caráter intencional e repetitivo, praticado por um “bully” (agressor) contra uma ou mais vítimas que se encontram impossibilitadas de se defender.

O abuso de poder, a intimidação e a prepotência são algumas estratégias adotadas pelos praticantes do bullying para impor sua autoridade e manter suas vítimas sob total domínio.


FORMAS DE BULLYING


Algumas atitudes podem se configurar em formas diretas ou indiretas de praticar o bullying. Porém, dificilmente, a vítima recebe apenas um tipo de maus-tratos, que pode se expressar das seguintes formas:



VERBAL:
 Insultar;  Ofender;  Xingar;  Fazer gozações;  Colocar apelidos pejorativos;  Fazer piadas ofensivas;    “Zoar”.


FÍSICO E MATERIAL:
 Bater;  Chutar;  Espancar;  Empurrar;  Ferir;  Beliscar;  Atirar objetos contra as vítimas;
 Destruir os pertences da vítima.

PSICOLÓGICO E MORAL:
 Irritar;  Humilhar e ridicularizar;   Excluir;  Isolar;  Ignorar, desprezar ou fazer pouco caso;
 Discriminar;  Aterrorizar e ameaçar;  Chantagear e intimidar;  Tiranizar;  Dominar;  Perseguir;
 Difamar;  Passar bilhetes e desenhos de caráter ofensivo;  Fazer intrigas, fofocas ou mexericos.

SEXUAL:
 Abusar;  Violentar;  Assediar;  Insinuar.

O importante é não se deixar intimar por atitudes assim, ter coragem  de procurar alguém de confiança que possa ajudar de maneira correta e efetiva!


Um comentário:

  1. Nara!! Não sabia q vc tinha um blog! Ja está add nos meus favoritos, vou indicar =****

    ResponderExcluir